Portal dos Centros de Saúde

O Portal de Marcação de Consultas actualmente encontra-se disponível Online para 6 centros de saúde, que são: Alvalade, Benfica, Loures, Lumiar, Odivelas e Pontinha, e suas extensões numa total de 24 postos de centros de saúde.

Através deste Portal é possível aos centros de saúde de forma imediata realizar a marcação de consultas de especialidade, permitindo obter a melhor vaga entre o HPV e HSM, neste momento CHLN. Também através deste mesmo sistema, é possível realizar a marcação de certos exames complementares de diagnóstico, sem que para todas estas tarefas os doentes necessitem de se deslocarem à unidade hospitalar para marcação de consultas e exames. Verifica-se com este sistema de marcações Online uma diminuição das ausências por parte do doente.

No decorrer de 2007 as listas de espera para marcação de consultas foram eliminadas, e o número de consultas marcadas por unidade hospitalar e por especialidade foram:

 

Consultas Marcadas no HSM

Consultas Marcadas no HPV

Centro de Saúde de Alvalade

1359

639

Centro de Saúde de Benfica

2560

989

Centro de Saúde de Loures

3108

1919

Centro de Saúde do Lumiar

2217

1923

Centro de Saúde de Odivelas

3924

3250

Centro de Saúde da Pontinha

1689

725

TOTAL

14857

9445

TOTAL 2 Unidades Hospitalares

24302

No que respeita a consultas realizadas nos próprios Centros de Saúde através de médicos que se dirigem aos centros de saúde, para as especialidades de Ortopedia, Medicina, Endocrinologia e Reumatologia, foram realizadas 224 consultas.

Marcações Electrónicas dos Centros de Saúde

O Hospital de Santa Maria e o Hospital Pulido Valente disponibilizaram aos Centros de Saúde, a automatização e gestão da marcação de consultas da CPC|HS e de Exames da Maxdata por via electrónica.

Por outro lado o Hospital de Santa Maria, utilizando as potencialidades das telecomunicações, iniciou através do seu Contact-Center um serviço inovador de interacção com os Utentes que permite a marcação por via telefónica e por via electrónica de consultas hospitalares.

A confirmação da data, hora ou alteração à consulta, será emitida via SMS para o telemóvel do Utente a partir da aplicação de Gestão Hospitalar que faz uso das mais avançadas tecnologias de comunicação à distância da TMN.

Na presente data (Maio de 2007), o processo de marcações electrónicas encontra-se em pleno funcionamento, em todos os Centros de Saúde da Unidade de Saúde Setentrional A, confirmando assim, mais uma vez, o sucesso das experiências inovadoras que têm sido implementadas no Hospital de Santa Maria.

Através de um acesso web é possível aos Centros de Saúde efectuarem a marcação de consultas no Hospital de Santa Maria e no Hospital Pulido Valente.

2007

Experiência piloto do Hospital de Santa Maria visa disponibilizar aos Centros de Saúde, a automatização e gestão da marcação de consultas da CPC|HS e de Exames da Maxdata por via electrónica.

Por outro lado o Hospital de Santa Maria, utilizando as potencialidades das telecomunicações, iniciou através do seu Contact-Center um serviço inovador de interacção com os Utentes que permite a marcação por via telefónica e por via electrónica de consultas hospitalares.

A confirmação da data, hora ou alteração à consulta, será emitida via SMS para o telemóvel do Utente a partir da aplicação de Gestão Hospitalar que faz uso das mais avançadas tecnologias de comunicação à distância da TMN.

Na presente data (Maio de 2007), o processo de marcações electrónicas encontra-se em pleno funcionamento, em todos os Centros de Saúde da Unidade de Saúde Setentrional A, confirmando assim, mais uma vez, o sucesso das experiências inovadoras que têm sido implementadas no Hospital de Santa Maria.


Através de um acesso web é possível aos Centros de Saúde efectuarem a marcação de consultas no Hospital de Santa Maria.


Será também possível mediante uma validação prévia, efectuar-se o registo de informação de triagem médica para o Serviço de Reumatologia e Oftalmologia.

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