Contactos

Telefone: 217548554

e-mail:    secretariado.infec.respiratoria@hpv.min-saude.pt

Director: Dr. Jaime Pina

Enfermeira-Chefe: Enf.ª Rosa Santos

Localização


Topo ^
Missão

O Serviço de Pneumologia III, integrado no Departamento do Tórax do Centro Hospitalar Lisboa Norte, destina-se ao tratamento, em regime de internamento e de isolamento, de doentes com Tuberculose, nas suas mais diversas formas, com um especial destaque para doentes com formas multirresistentes (TB-MR). Admite, ainda, sempre que necessário, em regime de isolamento, doentes com infecções por outros microrganismos multirresistentes.

Topo ^
Carteira de Serviços

Consultas: (Link para Consulta externas)

  • Pneumologia Geral
  • Imunodeficiência
  • Asma e Alergia Respiratória

Internamento:
Enfermaria com capacidade para 18 doentes, dispondo de quatro quartos para isolamento.

Topo ^
Ensino

1. ENSINO

1.1.Pré-graduado

O Serviço colabora no Ensino da Pneumologia no âmbito da disciplina de Medicina II da Licenciatura de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

1.2..Pós-graduado

O Serviço tem idoneidade reconhecida pela Ordem dos Médicos para a formação de Internos da Especialidade de Pneumologia

2. PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Ao abrigo da Plataforma Europeia para o Estudo da Malária, Tuberculose e SIDA, está em fase adiantada de preparação o seguinte estudo:
“Multicenter, double blind, parallel group, randomized study, to evaluate the efficacy and tolerance of a short-course moxifloxacin-containing regime, when compared with the standard therapy, in new cases of pulmonary tuberculosis – defined by the WHO criteria – statified by HIV status”. 

3. INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS

Existem quatro quartos de isolamento destinados, prioritariamente, ao internamento de doentes com formas multirresistentes de tuberculose. Estes quartos estão apetrechados com sistema de pressão negativa (50 pasquais) e de renovação de ar (6-8 renovações/hora). O ar ambiente – que não é recirculado - é climatizado de modo a garantir uma temperatura de 23 Graus Celsius e uma Humidade Relativa de 50%. Todo o ar extraído passa por sistemas de filtros HEPA.

4. OUTRAS ACTIVIDADES

Programa de Ensino ao doente internado com tuberculose

Programa integrado de Apoio ao doente com comportamentos aditivos

Topo ^